(2 votes)
in News

Câmpus Campinas sedia capacitação da Agência Espacial Brasileira

By Publicado Junho 24, 2022

Docentes participaram de atividades do programa GLOBE, voltado para ciência e educação ambiental

O Câmpus Campinas do IFSP sediou nos dias 8 e 9 de junho uma capacitação de professores promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), no âmbito do Programa GLOBE. A ação foi realizada em parceria com a Diretoria de Ensino de Campinas - Região Oeste, e promoveu a capacitação de docentes do câmpus e rede estadual de Ensino de São Paulo.

O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês Global Learning and Observations to Benefit the Environment), é uma ação internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais. Ele é instruído pela NASA — Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, e conta com a Agência Espacial Brasileira (AEB) para implementar e coordenar o programa no Brasil.

Na capacitação, os participantes aprenderam as metodologias para coletas de dados ambientais, as plataformas e as ferramentas disponíveis para possibilitar a realização de pesquisa científica com seus estudantes em sala de aula.

A ação teve como foco os protocolos de coleta de dados disponíveis por meio do aplicativo GLOBE Observer, que são os de estudo de Nuvens, Árvore, Cobertura de Solo e o Mapeamento de Habitat de Mosquito. Foram realizados quiz, entrega de kits e coleta de dados em campo. Também como parte das atividades, os participantes discutiram a respeito de quais projetos escolares poderiam ser realizados com os seus estudantes utilizando os protocolos do GLOBE.

Alunos do Câmpus Campinas que se voluntariaram participaram da Oficina de Lançamento de Foguetes de Garrafa PET, na qual aprenderam com os profissionais da AEB como construir um foguete, a função de cada item do protótipo e como coletar dados de lançamento com segurança. Os lançamentos ocorreram em local aberto e seguro do câmpus, visando colocar em prática os conhecimentos.

Saiba mais sobre programa Globe

Com informações do Câmpus Campinas

Read 4630 times Last modified on Quarta, 29 Junho 2022 03:05
DIR - TI Reitoria

Vel augue aenean scelerisque sagittis vehicula turpis egestas lobortis condimentum vitae purus cursus, ullamcorper primis vulputate pellentesque scelerisque nullam etiam donec massa quisque.

Login to post comments

Sobre

• A “Rádio e TV IFSP” nasceu com o objetivo de se tornar um laboratório de criação de novos formatos e conteúdos radiofônicos.

Rua Pedro Vicente, 625
São Paulo, SP 01109-010
BR
radio.ifsp.edu.br/home